Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
No Brasil são folclore os Festejos Natalinos, Santo Reis, São João, Lobisomem, Bicho Papão, Saci Pererê.
Segundo a Wikipédia, a UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Segundo o famoso Câmara Cascudo, folclore é um substantivo masculino, definido por ele assim:
1 Costumes tradicionais, crenças, superstições, cantos, festas, indumentárias, lendas, artes etc., conservados no seio de um povo;
2 Parte da Antropologia cultural que estuda esses elementos; ”cultura do geral no homem, da tradição e do milênio na atualidade, do heróico no cotidiano”
Uma vez que o folclore faz parte de nossa cultura, quando o conhecemos e estudamos, estamos contribuindo para a preservação e perpetuação de algo que é nosso. Passamos a entender melhor a história de nosso povo.
Ler os contos folclóricos publicados nos livros brasileiros e também os autores estrangeiros de clássicos infantis a exemplo de Hans Christian Andersen e os irmãos Grimm é uma boa recomendação. Estes autores se inspiraram no folclore para escrever suas histórias, algumas delas há muito conhecidas em nossa literatura, como “A Pequena Sereia” e o “Soldadinho de Chumbo” (de Andersen).
Dia 22 de agosto é o dia internacional do folclore. Vamos comemorar, pesquisar, citar nosso folclore nas salas de bate-papo da internet, no orkut … Viva o folclore brasileiro!
Leia sobre o folclore mundial:
Nenhum comentário:
Postar um comentário