4 Produtos

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Típico do Norte, o açaí é sinônimo de negócios na Região dos Lagos, RJ

Empresários do setor alimentício afirma que aceitação do produto é grande.
Fruta possui alto valor nutricional mas o consumo deve ser moderado.



A fruta veio de longe, da Região Norte do Brasil e, aos poucos, conquistou o paladar de localidades distantes, como as cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Conhecido pelo sabor inconfundível, o açaí é uma febre em Cabo Frio.
A aceitação do produto é tão grande que, segundo a Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (CEASA-RJ), mais de 300 toneladas do açaí foram distribuídas para para os comerciantes em 2012. Daniel Rezende tem uma empresa em São Pedro da Aldeia e trabalha com a comercialização da fruta e conta que ter o produto no cardápio pode gerar bastante lucro. "Tenho uma empresa do ramo alimentício há sete anos, e no ano de 2011 eu comecei a vender o açaí. Com os outros produtos, eu levei cerca de cinco anos para conquistar o mercado, e o açaí conquistou o mesmo patamar de vendas em apenas dois anos", afirma o empresário.
O empresário Rafael Almeida tem bons rendimentos com a comercialização do açaí. (Foto: João Phelipe Soares/G1)O empresário Rafael Almeida tem bons resultados
com a comercialização da fruta.
(Foto: João Phelipe Soares/G1)
Em Cabo Frio, outro empresário, Rafael Almeida, de 29 anos, reafirma a ideia dos bons negócios com a comercialização da fruta. "Vendo diversos produtos naturais na minha loja, mas não abro mão do açaí porque ele corresponde a 70% das vendas no fechamento de cada mês", explica.
O suco da fruta, que pode ser consumido em estado cremoso ou líquido, ainda ganha cara nova com diversas misturas. Há quem goste de acrescentar amendoim, caldas com sabores variados, leite em pó, ou apenas mel e granola. Juliana Alvim, de 29 anos, consome a iguaria com acompanhamentos variados. "Não tem jeito, não resisto. Eu tomo toda semana, às vezes misturado com guloseimas, ou sem nada para a conciência não pesar tanto", brinca a estudante de biologia.
A fruta tem mesmo muitas calorias e o valor calórico aumenta com a associação de outras misturas. De acordo com a nutricionista Fábia Mendes, apesar de saudável, todo cuidado é pouco na hora do consumo. "O açaí é rico em vitaminas que melhoram a coagulação sanguínea, a visão, além de outros benefícios. Mas nem por isso podemos consumir o suco da fruta com muita frequência. Para ter uma ideia, 200ml de açaí tem a mesma quantidade de calorias encontradas em uma dúzia de bananas", explica a nutricionista.

Outro cuidado com o consumo está na possibilidade da fruta aumentar o nível de gordura no sangue. "O colesterol é um grande vilão aliado ao açaí. Quem já tem algum histórico na família, deve ficar atento. Apesar de tudo, não é preciso parar o consumo, apenas moderar", disse.
A fruta veio de longe e conquistou o paladar fluminense
O açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão. No Sudeste brasileiro, o consumidor final o encontra na forma de suco ou de polpa, que tem aspecto cremoso, e pode ser misturado com suco de guaraná e algumas frutas como banana e morango.
Feira do açaí é um dos pontos mais procuradores por turistas e consumidores no mercado Ver-o-peso, em Belém (Foto: Divulgação/ Elivaldo Pamplona/Prefeitura Municipal de Belém)Feira do açaí no mercado Ver-o-peso, em Belém do Pará, na região Norte do país
(Foto: Divulgação/ Elivaldo Pamplona/Prefeitura Municipal de Belém)

FONTE - http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2013/06/tipico-do-norte-o-acai-e-sinonimo-de-negocios-na-regiao-dos-lagos-rj.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário